A alimentação das crianças está entre as maiores preocupações dos pais.
Esse cuidado começa logo com a amamentação e, de seguida, com a introdução alimentar, o desafio aumenta. É nesta fase que se inicia a formação do paladar das crianças. Por isso, é importante o estímulo do consumo de alimentos saudáveis e variados, para que as preferências alimentares persistam por toda vida.
Uma alimentação adequada, não só promove o crescimento saudável, como também, tal como indicam vários estudos, contribui para a redução do risco de desenvolver obesidade e doenças cardiovasculares na fase adulta.
Seletividade Alimentar
Ao longo deste período, há crianças que passam por um período de seletividade alimentar. Escolhem comer o que lhes é mais agradável ao paladar, alimentos de uma determinada textura, ou até mesmo, apenas alguns alimentos como arroz ou massa, rejeitando outros como por exemplo, fruta ou vegetais. Apesar disto, a criança continua com o tamanho e peso dentro dos parâmetros normais para a idade, o que não quer dizer que os alimentos que esteja a ingerir sejam nutricionalmente equilibrados.
Nesta situação, algumas vitaminas, como a C, a D e as do complexo B, e minerais, como o selénio e o zinco, são ingeridos em menores quantidades do que o desejável para o bom funcionamento do organismo.
Carência Vitamínica e Mineral
Dependendo da extensão da carência vitamínica e mineral, o crescimento e o desenvolvimento cognitivo poderá ser afetado. Adicionalmente, também o sistema imunitário, a energia necessária para as atividades do dia a dia e a atenção na escola podem ser prejudicados.
Em situações mais graves, a dificuldade alimentar pode ter consequências mais severas. Por exemplo, o aumento de doenças crónicas ou até a evolução para um quadro de distúrbio alimentar.
Promover uma alimentação infantil saudável, rica e variada, é muito importante para obter boas fontes de vitaminas e minerais. Fazer com que os filhos comam bem parece uma verdadeira missão impossível. Por isso, muitas vezes, os pais recorrem a vitaminas e minerais para compensar o desequilíbrio nutricional.
Suplementos alimentares para crianças
Em consequência do rápido crescimento e desenvolvimento, as crianças representam um grupo etário sujeito a uma grande vulnerabilidade para a deficiência em macro e micronutrientes. Assim, dependendo da dieta ingerida, do ritmo de crescimento e das atividades desenvolvidas pela criança, poderá haver necessidade de suplementação.
Contudo, a toma de suplementos alimentares para crianças deve ser precedida de aconselhamento por um profissional de saúde. A sua utilização é benéfica, desde que devidamente acompanhada.
Por último, as famílias devem promover uma alimentação saudável e um bom planeamento das refeições semanais, de modo a promover o correto desenvolvimento físico, psíquico e imunológico da criança.
Olhe por si, pela sua saúde e ESCOLHA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL! Para mais informações, clique aqui.
Produtos Velvet Med
VELDERMA Creme Hidratante 1kg
Indicações:
- Todo os tipos de peles