Saúde A-Z

SAÚDE DAS VIAS RESPIRATÓRIAS

Diariamente, o sistema respiratório está exposto a uma grande variedade de fatores nocivos, como poeiras, pólen, ácaros, fumo do tabaco, poluição ambiental e microrganismos (vírus e bactérias).

Numa primeira fase o nariz é essencial, uma vez que atua como filtro, e garante algum nível de proteção para o organismo. Porém, em alguns casos, especialmente quando os níveis são muito elevados, algumas substâncias conseguem escapar a esta filtragem, surgindo por vezes doenças respiratórias.

As doenças respiratórias, como o próprio nome indica, atingem uma qualquer estrutura do sistema respiratório: vias nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, pulmões e alvéolos pulmonares. Quando acontecem são acompanhadas de sintomas desconfortáveis, como espirros, inflamação e irritação das mucosas, congestionamento das vias respiratórias nasais, dificuldade em respirar corretamente, tosse, entre outros. 

Nenhum dos sintomas acima mencionados é agradável, mas a tosse é particularmente incomodativa, podendo até, interferir seriamente com o nosso dia-a-dia. A tosse é, no entanto, um importante mecanismo de defesa do sistema respiratório, em resposta a uma irritação das vias respiratórias. Através da expulsão súbita de ar que caracteriza a tosse, o organismo consegue expelir o excesso de secreções e partículas estranhas.

A tosse pode ser caracterizada tendo em conta a sua natureza, como SECA ou PRODUTIVA:

  • TOSSE SECA: tosse irritativa, caracterizada por uma vontade constante de tossir e sensação de comichão na garganta. Constitui uma resposta a estímulos que irritam as vias respiratórias e surge particularmente durante a noite.
  • TOSSE PRODUTIVA: tosse com expetoração, normalmente resultante de uma infeção das vias respiratórias superiores, pelo vírus da constipação. Esta infeção provoca inflamação da mucosa do trato respiratório com produção de muco espesso e pegajoso. A tosse ocorre como um processo natural de eliminação dessas secreções acumuladas, facilitando desta forma a normal respiração.

A tosse não é toda igual e pode ter na sua origem diversas causas. Não constituindo uma doença, a tosse é um sintoma que, na maioria das vezes desaparece em pouco tempo. Sendo um reflexo natural porque não lidar com ela também de uma forma natural? Neste sentido, devemos recorrer a alguns cuidados para manter as vias respiratórias saudáveis:

  1. Aumentar a ingestão de líquidos para manter a hidratação das mucosas: diminui a irritação provocada pela tosse e ajuda a fluidificar as secreções.
  2. Fazer inalações de vapor de água ou nebulizações através da utilização de aparelhos de aerossóis: humedece as vias respiratórias e facilita a expulsão do muco.
  3. Dormir com a cabeceira da cama ligeiramente elevada para ajudar a aliviar a tosse seca durante a noite.
  4. Recorrer a soluções xaroposas naturais que contribuem de forma natural, para uma normal saúde respiratória.

É preciso não esquecer que a tosse persistente merece cuidado e atenção redobrada. É que a tosse é natural, mas não deve ser negligenciada.

Olhe por si, olhe pela sua saúde e ESCOLHA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL! Para mais informações, clique aqui.

Imunavit Comprimidos
Fechar

IMUNAVIT COMPRIMIDOS

15,50
30 Comprimidos Revestidos

Indicações:

  • Reforço do sistema imunitário
  • Complemento no tratamento de doenças do trato respiratório
Fechar

IMUNAVIT

12,80
20 Comprimidos Efervescentes

Indicações:

  • Reforço do sistema imunitário
  • Complemento no tratamento de doenças do trato respiratório
Fechar

VELTUSS Adulto

12,80
200 ml de Solução Xaroposa

Indicações:

  • Garganta, faringe e cordas vocais
  • Expetoração
Fechar

VELTUSS Criança

12,90
200 ml de Solução Xaroposa

Indicações:

  • Garganta, faringe e cordas vocais
  • Expetoração

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *