Santé de A à Z

SAÚDE DAS VIAS RESPIRATÓRIAS

Diariamente, o sistema respiratório está exposto a uma grande variedade de fatores nocivos, como poeiras, pólen, ácaros, fumo do tabaco, poluição ambiental e microrganismos (vírus e bactérias).

Numa primeira fase o nariz é essencial, uma vez que atua como filtro, e garante algum nível de proteção para o organismo. Porém, em alguns casos, especialmente quando os níveis são muito elevados, algumas substâncias conseguem escapar a esta filtragem, surgindo por vezes doenças respiratórias.

As doenças respiratórias, como o próprio nome indica, atingem uma qualquer estrutura do sistema respiratório: vias nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, pulmões e alvéolos pulmonares. Quando acontecem são acompanhadas de sintomas desconfortáveis, como espirros, inflamação e irritação das mucosas, congestionamento das vias respiratórias nasais, dificuldade em respirar corretamente, tosse, entre outros. 

Nenhum dos sintomas acima mencionados é agradável, mas a tosse é particularmente incomodativa, podendo até, interferir seriamente com o nosso dia-a-dia. A tosse é, no entanto, um importante mecanismo de defesa do sistema respiratório, em resposta a uma irritação das vias respiratórias. Através da expulsão súbita de ar que caracteriza a tosse, o organismo consegue expelir o excesso de secreções e partículas estranhas.

A tosse pode ser caracterizada tendo em conta a sua natureza, como SECA ou PRODUTIVA:

  • TOSSE SECA: tosse irritativa, caracterizada por uma vontade constante de tossir e sensação de comichão na garganta. Constitui uma resposta a estímulos que irritam as vias respiratórias e surge particularmente durante a noite.
  • TOSSE PRODUTIVA: tosse com expetoração, normalmente resultante de uma infeção das vias respiratórias superiores, pelo vírus da constipação. Esta infeção provoca inflamação da mucosa do trato respiratório com produção de muco espesso e pegajoso. A tosse ocorre como um processo natural de eliminação dessas secreções acumuladas, facilitando desta forma a normal respiração.

A tosse não é toda igual e pode ter na sua origem diversas causas. Não constituindo uma doença, a tosse é um sintoma que, na maioria das vezes desaparece em pouco tempo. Sendo um reflexo natural porque não lidar com ela também de uma forma natural? Neste sentido, devemos recorrer a alguns cuidados para manter as vias respiratórias saudáveis:

  1. Aumentar a ingestão de líquidos para manter a hidratação das mucosas: diminui a irritação provocada pela tosse e ajuda a fluidificar as secreções.
  2. Fazer inalações de vapor de água ou nebulizações através da utilização de aparelhos de aerossóis: humedece as vias respiratórias e facilita a expulsão do muco.
  3. Dormir com a cabeceira da cama ligeiramente elevada para ajudar a aliviar a tosse seca durante a noite.
  4. Recorrer a soluções xaroposas naturais que contribuem de forma natural, para uma normal saúde respiratória.

É preciso não esquecer que a tosse persistente merece cuidado e atenção redobrada. É que a tosse é natural, mas não deve ser negligenciada.

Prenez soin de vous, prenez soin de votre santé et OPTEZ POUR UNE VIE PLUS SAINE! Pour plus d'informations cliquez ici.

Imunavit Comprimidos
Close

IMUNAVIT COMPRIMÉS

15,50
30 comprimés revêtus

Indications:

  • Renforcement du système immunitaire
  • Complément dans le traitement des maladies des voies respiratoires
Close

IMUNAVIT

12,80
20 comprimés effervescents

Indications:

  • Renforcement du système immunitaire
  • Complément dans le traitement des maladies des voies respiratoires
Close

VELTUSS Adulte

12,80
200 ml de solution sirupeuse

Indications:

  • Gorge, pharynx et cordes vocales
  • Expectoration
Close

VELTUSS Enfant

12,90
200 ml de solution sirupeuse

Indications:

  • Gorge, pharynx et cordes vocales
  • Expectoration

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *