Santé de A à Z

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS AGUDAS NO INVERNO

Com a chegada do tempo frio chegam também as doenças respiratórias comuns nesta fase do ano. O tempo frio é um dos fatores que mais contribui para o agravamento de patologias crónicas como a asma e a doença pulmonar obstrutiva crónica, mas também patologias agudas como as gripes, constipações, a pneumonia e, mais recentemente, a Covid-19. 

A maior parte das afeções respiratórias são provocadas por vírus que sendo sensíveis ao calor, as baixas temperaturas que se fazem sentir nesta altura, favorecem o seu desenvolvimento. É por esta razão que no caso de uma infeção viral, o organismo aumenta a temperatura corporal acima dos 37,5ºC como mecanismo de defesa e daí o aparecimento da febre.

Muitas das doenças respiratórias agudas apresentam sintomas comuns e é normal a dúvida no diagnóstico das patologias típicas da época Outono/Inverno. Será gripe? Constipação? Ou será Covid-19? Conheça no quadro seguinte as semelhanças e as diferenças na sintomatologia de cada uma delas:

O tratamento de cada uma destas situações depende da sua evolução e complicações associadas, mas de uma maneira geral baseia-se no uso de medicamentos para aliviar os sintomas, ingestão de líquidos e repouso. 

Por vezes as doenças respiratórias agudas podem evoluir para doenças crónicas, e nestes casos é necessário procurar ajuda especializada. Atendendo à sua elevada frequência, morbilidade e mortalidade, a vacinação deve ser encarada como uma prioridade em matéria de prevenção, particularmente importante em pessoas idosas, com doenças respiratórias ou outros problemas de saúde crónicos.

Importa ainda lembrar que a maioria das doenças respiratórias são contagiosas e não sendo por vezes possível evitar por completo o seu aparecimento, podemos pelo menos tentar minimizar os fatores de risco bem como as complicações associadas, através de algumas medidas de prevenção, que não se resumem apenas à etiqueta respiratória ou à lavagem das mãos regularmente, usando sabão ou gel desinfetante. Há medidas simples que ajudam nessa tentativa, tais como a manutenção de uma respiração nasal e não bucal (as narinas têm a função de filtrar o ar e aquecê-lo), uma hidratação adequada e uma alimentação equilibrada e rica em legumes e fruta.

Medidas preventivas são fundamentais para reduzir o risco de contrair infeções respiratórias e as suas complicações. A aposta na prevenção nunca foi tão importante.

SABIA QUE:

  • A vitamina C, o zinco e a vitamina D contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário?
  • A flora intestinal (microbiota) regula a resposta imunitária global do organismo e por isso a toma de probióticos é aconselhada?
  • A limpeza das vias aéreas com soro fisiológico é uma das medidas que confere saúde às suas vias respiratórias?

Prenez soin de vous, prenez soin de votre santé et OPTEZ POUR UNE VIE PLUS SAINE! Pour plus d'informations cliquez ici.

Anabela Claro

Imunavit Comprimidos
Close

IMUNAVIT COMPRIMÉS

15,50
30 comprimés revêtus

Indications:

  • Renforcement du système immunitaire
  • Complément dans le traitement des maladies des voies respiratoires
Close

IMUNAVIT

12,80
20 comprimés effervescents

Indications:

  • Renforcement du système immunitaire
  • Complément dans le traitement des maladies des voies respiratoires
Close

VELTUSS Adulte

12,80
200 ml de solution sirupeuse

Indications:

  • Gorge, pharynx et cordes vocales
  • Expectoration
Close

VELTUSS Enfant

12,90
200 ml de solution sirupeuse

Indications:

  • Gorge, pharynx et cordes vocales
  • Expectoration

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *