IMUNIDADE

IMUNIDADE

Posted by Dra. Anabela Claro | 09/01/2020 | Artigos

A imunidade é a capacidade que o organismo tem em manter a sua integridade pelo reconhecimento e eliminação de vários corpos estranhos que entram em contacto com ele. O sistema imunitário é uma espécie de escudo protetor que o nosso organismo tem e é constituído por um sistema de estruturas e processos biológicos, que protegem o corpo de infeções e outras doenças provocadas por bactérias, vírus, parasitas ou fungos.

A capacidade de proteção natural do organismo contra os agentes patogénicos, deve-se a dois tipos de imunidade que se complementam:

  • I – Sistema imunitário inato ou natural – imunidade que nasce com a pessoa, sem necessidade de exposição a um agente infecioso para se desenvolver. No caso dos bebés, as suas defesas são reforçadas nos primeiros meses de vida através dos anticorpos que recebem do leite materno, aspeto particularmente importante enquanto o bebé ainda não tem as suas próprias defesas.
  • II – Sistema imunitário adaptativo ou adquirido – imunidade que o organismo recebe quando entra em contacto com os agentes patogénicos.

O sistema imunitário faz um trabalho extraordinário e, os hábitos alimentares e o estilo de vida, têm um papel fundamental no seu reforço e na prevenção de doenças e infeções. Por outro lado, as doenças autoimunes, as mudanças de estação, a idade e a poluição ambiental estão entre os fatores que podem enfraquecer o sistema imunitário, deixando-o vulnerável.

É por isso, importante, fortalecer o sistema imunitário ao longo de todo o ano, quer seja através de uma mudança para um estilo de vida mais saudável, quer seja pelo melhor equilíbrio alimentar ou recorrendo a suplementos alimentares, cuja composição contenha elementos com eficácia demonstrada no reforço da imunidade, tais como a VITAMINA C, o ZINCO, a EQUINÁCEA e o PRÓPOLIS. Estes quatro constituintes, quando ingeridos em concentrações adequadas, têm propriedades imunomoduladoras, que poderão conduzir a uma resposta imunitária mais eficaz:

  • A VITAMINA C e o ZINCO contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário e para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis.
  • A VITAMINA C contribui também para a redução do cansaço e da fadiga.
  • Vários estudos indicam que o ZINCO pode ajudar a reduzir a duração das gripes e constipações e a intensidade dos sintomas(1). Este mineral parece ter propriedades antivirais, evitando assim a multiplicação do vírus.
  • A EQUINÁCEA é uma planta que tem evidenciado em vários estudos as suas propriedades imunomoduladoras e antimicrobianas que auxiliam não só na diminuição dos episódios de gripes e constipações, mas também no encurtamento do período de recuperação das mesmas(2).
  • O PRÓPOLIS é apelidado de antimicrobiano natural das colmeias impedindo a proliferação de bactérias. Esta é uma característica que similarmente se aplica ao Ser Humano. Assume um papel importante no tratamento e prevenção de afeções do trato respiratório.

Naturalmente a melhor prevenção é aumentar as defesas e reforçar o seu sistema imunitário.

Olhe por si, olhe pela sua saúde e ESCOLHA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL! Para mais informações clique aqui.

(1) – Maggini S., Beveridge S. and Sutera M.: Combination of High-dose Vitamin C Plus Zinc for the Common Cold. The Journal of International Medical Research 2012; 40: 28 – 4240: 28 – 42.
(2) - Sachin A Shah, Stephen Sander, C Michael White, Mike Rinaldi and Craig I Coleman: Evaluation of echinacea for the prevention and treatment of the common cold: a meta-analysis. Lancet Infect Dis 2007; 7: 473–80.